terça-feira, 22 de julho de 2008

ILHÉUS - São Jorge dos Ilhéus

Dia 20, saímos de BH às 23:40. Chegamos cedo ao aeroporto e quase perdemos o avião porque, contra todas as expectativas, ele saiu 10 minutos mais cedo. Deve ser a tal lei da compensação.
O Hotel Opaba é bonito, com uma arquitetura bastante diferente, cheio de arcos vazados, com muita madeira aparente, jardins de inverno e cerâmicas com jeito indígena espalhadas por todo o canto.
Está situado bem na cabeceira do Aeroporto que lembra um pouco o de San Martin (veja no You Tube e horrorize-se). A pista se estende entre entre o mar e o Rio. A guia Janete nos disse que é o mais seguro do Brasil, visto que todos os assentos das nossas aeronaves têm assentos flutuantes. E só esperar o talento do bahiano. Tá lento, mas chega pra salvar quem estiver no mar.... Da janela e varanda do nosso apartamento (216) vê-se a praia em toda a sua extensão, pequenos barcos de pescadores, alguns tarrafeiros e poucos banhistas.
Saímos para um city tour com a RCV. Depois de aprender tudo sobre a história de São Jorge dos Ilhéus, a fase áurea do cacau, as deliciosas histórias de alcova nos bordéis da cidade, fomos até à casa de Cultura onde a encenação de uma peça nos mostrou Gabriella e "seu Tonico Bastos, que nos divertiram com um diálogo bem ao jeito Jorge Amado. No Bar Vesúvio tomamos chope gelado e comemos os famosos quibes do "seu" Nacib". A Igreja de São Jorge, bem no centro histórico, impressiona pelo tamanho e arquitetura, onde não se economizou arcos, colunas e abóbodas. Lindo vitrais franceses dão um toque de classe ao interior da catedral.
Aí chegou a tão esperada hora de ir pra praia. A Cabana Batuba Beach, já no município de Olivença está em uma pequena praia, entre dois montes de rochas e é muito linda. A Cabana tem uma construção toda em bambu gigante e alenaria que nos deixou encantados. os bambus foram trabalhados com técnica e criatividade. Só voltamos ao Hotel no cair da tarde e como já estávamos bastante cansados dormimos até péla manhã.

Graziela Esteves disse...

Nem sabia que vc estava viajando de férias!!! Coloca fotos no blog!!!