quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CONSEVATÓRIA - Pedacinho do Céu

" Quando nasci recebi o nome de Santo Antônio do Rio Bonito. Em 1928, o historiador F.A. de Noronha Santos escreveu sobre a minha origem. " Conservatória

"Em 1904 ficou resolvido que a iluminação fosse feita durante 22 dias em cada mês. Não seriam acesos os lampiões em noites de luar."

" E na paisagem que foi a aldeia dos Araris é que é hoje o esquecido arraial de Conservatória, surgiria linda e salubérrima estância de veranistas."

"No inverno os dias são lindos, o céu de um azul diáfano, sendo comuns as noites estreladas e claras."

ESCRITOS DE UM LIVRO PUBLICADO EM 1928
E lá vamos nós de novo pegar a estrada... 30 mulheres e apenas 4 homens. Saímos de B.H. às 7:40h , almoçamos no Silvio's perto de Juiz de Fora. Por uma estrada um tanto estreita, entre vales, montanhas e rios margeados por densas moitas de bambu fomos vencendo a distância de 380 Km que nos separa . Em Ipiabas, chegamos por volta das 15:00h. A partir daí entramos na romântica rodovia das Trovas. Poucos quilômetros repletos de placas com dizeres poéticos, trovas de amor e mensagens ecológias, patrocinadas pela Unimed. Pousadas, viveiros de mudas, pesqueiros e pousadinhas até passarmos o portal Ipiabas/Barra do Piraí.
Conservatória é distrito do município de Valença, tem dois mil e poucos habitantes e nos finais de semana recebe turistas que chegam a dobrar o número de pessoas naquela vila, repleta de poesia, música e bem-querer...

Renata de Melo disse...
Sobre essa cidade, veja o que achei Ju:"Conservatória não é um lugar comum, desses que a gente encontra pelo mundo afora. Conservatória é uma "cidade-resistência", um patrimônio da verdadeira cultura brasileira. Conservatória cheira a poesia, a bom gosto, a amor. Um cheiro que contamina de prazer a quem aspira os seus versos."Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

TUDO FECHADO

Como a cidade só começa a funcionar na sexta-feira, tivemos que providenciar um jantar, por telefone, no Adolphina, restaurante em Ipiabas, a 12 km. e que serviu uma comidinha ótima para nós, que estávamos esfomeados.Na volta ficamos papeando com o sr. Martinez, homem culto, simples e de um carisma impressionante. Contou-nos como resolveu deixar de ser um executivo estressado para ser feliz. Apenas feliz! Isso aconteceu quando resolveu morar em Conservatória. Nos disse também que a Serra da Beleza é reduto de UFOS e que o pessoal das Forças Armadas desenvolveu ali diversos estudos. Citou Antônio Carlos Peti como um dos pesquisadores."... os tristes versos e as rimas dos beijos teus."Quando já estava me preparando para dormir, ouvi alguém a cantar modinhas bem no pátio da Pousada. Me debrucei na janela, como uma donzela à moda antiga, para ouvi-lo cantar "Sertaneja" e outras canções seresteiras. A lua crescente e o céu estrelado compunham o cenário perfeito para o trovador." até logo menina , até a serenata que vem.."

Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

Nosso quarto na Pousada era o 112, e a placa que o identificava era essa. As casas da cidade não têm número, também são identificadas pelo nome da música de preferência do dono que registra . Aí o endereço fica mais ou menos assim: -Rua do Seresteiro, casa Carinhoso... ou Pedacinho do Céu.

Grá Esteves disse...
Puxa tia que legal! Eu nem sabia que essa cidade existia. Fica a 380 Km de BH? Que lugar delicioso que deve ser, hein?Falei com meu pai no final de semana e ele contou que vc estava aí... que legal. Quero mais dicas do lugar!! Beijo enorme.
17 de Setembro de 2008 12:22
Renata de Melo disse...
Que gracinha Ju, muito original!Se tivesse que escolher uma música, muita dúvida eu teria...

Logo cedo, já ouvíamos ao longe alguém cantando. Era o mesmo seresteiro da noite anterior que hoje embalava o café da manhã. Belíssimo café da manhã, por sinal...
O violonista Dehon é mestre, as vozes melodiosas de seus parceiros e o repertório nos deixaram maravilhados. Foram duas horas de puro encantamento. Algumas pessoas até dançaram.